Governo confirma que estuda criar imposto sobre heranças

O governo analisa a cobrança de impostos sobre herança, afirmou o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, nesta terça-feira, em referência a uma das medidas de ajuste fiscal que está sendo demandada pelos parlamentares do PT para apoiar as medidas de aperto nas contas públicas.

Falando em uma audiência tensa na Comissão de Assuntos Econômicas (CAE) do Senado que durou mais de cinco horas, Barbosa admitiu que o Ministério da Fazenda está analisando a tributação sobre heranças, explicando que esse tipo de cobrança é adotada por vários países e que é menos complicada que a taxação sobre grandes fortunas. “Tributos sobre grandes fortunas poderiam gerar movimentos especulativos”, disse.
A respeito da recente escalada do dólar, o ministro do Planejamento afirmou que a situação do câmbio no Brasil não é de descontrole. Segundo Barbosa, a moeda norte-americana se estabilizará em patamar mais elevado.
“Não é uma situação de câmbio fora de controle. É realinhamento da taxa de câmbio a novas condições internas e externas”, disse ele, acrescentando que a alta da divisa norte-americana é mundial e também advém da desvalorização das commodities.
Programa cambial. Sobre o futuro do programa de swaps cambiais, Barbosa disse que a decisão sobre os leilões cabe ao Banco Central “até para não gerar ruído”. Ele disse que o programa tem custo e que essa despesa é transparente, mas só conhecida após a flutuação cambial. “Não há como prever antecipadamente o custo do swap.”
O ministro afirmou que as variações cambiais têm efeito na inflação, mas reforçou que a tendência é de desaceleração na alta dos preços em 2016. “O câmbio é flutuante e muda de patamar e nessa mudança cria efeitos temporários sobre a inflação”.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Consultoria pode reduzir mortalidade de empresas

Abrir uma empresa e mantê-la no mercado pode parecer fácil, mas requer planejamento e gestão. A taxa de mortalidade das empresas brasileiras diminuiu, porém, muitas delas ainda encerram suas atividades antes de completar cinco anos. De acordo com especialistas, boa parte do fechamento poderia ser evitada com o trabalho eficiente de consultoria empresarial.

É importante ressaltar que a consultoria empresarial pode ser aplicada aos diversos setores e não se limita às atividades como comércio e indústria. A contabilidade, o direito e administração, por exemplo, são ramos de atividades que podem ter melhorados seus resultados com o serviço de consultoria.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoria, Perícias e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap-Ldr), Jaime Cardozo, “a consultoria é uma oportunidade de crescimento e, com certeza, um diferencial dentro das empresas prestadoras de serviços. Mas, para que isso ocorra de forma eficiente, o profissional precisa estar preparado”.

O cenário no mundo empresarial apontam incertezas, geram questionamentos e medo do novo. A transição para o universo digital modificou a rotina dentro das empresas e o Fisco aprimorou-se. Segundo o contador Rodinei Bonfadini, “é notável que o empresário carece de informações, não sabe como agir em determinadas situações e cada vez mais recorre ao contador atrás de soluções para maioria dos problemas da empresa. Essa é uma das razões que nos leva a buscarmos, de maneira constante, aprimoramento e capacitação para atender com qualidade e suprir as necessidades dos empresários que nos procuram”.

Por causa disso, foi criado o programa de Formação em Consultoria para Empresários Contábeis, Contabilistas, Profissionais Liberais e de Serviços, conhecido como Forcec. “Através do trabalho focado na consultoria de gestão empresarial, o Forcec tem a finalidade de transferir para o profissional a condição de ampliar seus conhecimentos na área de gestão, colocando-se na condição de desenvolver consultoria baseada em três pilares fundamentais: metodologia, procedimentos e ferramentas”, explica o instrutor do Forcec Luiz Carlos Tiossi.

O consultor tem o papel de fornecer orientações fundamentadas para os principais problemas, sempre de forma ética, técnica e legal. De acordo com Tiossi, “é preciso ter uma metodologia para diagnosticar o que está ocorrendo com o cliente e, consequentemente, adotar procedimentos associados à metodologia que norteará o trabalho e o próprio entendimento do empresário”.

Tempos de crise
Ao que tudo indica, o País vai atravessar uma grave crise econômica, com elevação dos preços, alta do dólar, paralisações em diversos setores e greves. Segundo o diretor administrativo do Sescap- Ldr, Nelson Barizon, em período de crise é preciso cautela e estar preparado para não tomar decisões erradas. “É essencial ter bons consultores, munidos de informações para tomar a decisão correta. Realmente, é ter uma visão do sistema como um todo e integrar os tópicos que formam o que se chama de gestão inteligente: Recursos humanos, finanças, contabilidade, política de mercado (marketing), inovação e tecnologia, como foi apresentado durante o lançamento do Forcec em Londrina”, ressalta.

Barizon diz que a contabilidade deve estar “sintonizada com o financeiro” e também com as políticas de relacionamento de mercado, nas quais o processo precisa focar qualidade e melhoria contínua.

Fonte: Folha de Londrina

Reescalonamento de Dívidas

Diante da situação econômica atual, com queda de receita, diminuição da demanda e elevação das taxas de juros, é necessário reescalonar as dívidas com bancos e fornecedores, objetivando uma diminuição das despesas financeiras e alongamento do prazo de pagamento. Essa tomada de decisão é de extrema importância para que o fluxo de caixa suporte a diminuição da entrada de numerários. Somos uma empresa especializada neste estudo.

Estudo de Redução de Custos

Neste momento em que a economia do nosso país encontra-se fragilizada, as empresas vêm arcando com um alto custo por medidas tomadas sem o devido planejamento pelo governo federal, colocando-as muitas vezes em situação de colapso.

É necessário, portanto, elaborar um estudo de redução de custos, buscando eliminar os custos desnecessários, focando sempre no ponto de equilíbrio dos custos como ponto chave para a alavancagem de receitas.

Sem esta ação, a sobrevivência num momento de crise torna-se muito difícil. Somos uma empresa especializada neste estudo.

Holding Patrimonial

A holding patrimonial é um tipo societário extremamente útil para os empresários e capitalistas protegerem o seu patrimônio, bem como se prepararem para a sucessão familiar, dividindo em vida seus bens patrimoniais, salvaguardando de demandas fiscais e tributárias, entre outras.

A economia de impostos com a criação da holding é notória, no que tange a taxas judiciais, honorários advocatícios, imposto de renda, ITBI (para bens não destinados à renda), além do ITCMD (imposto sobre doações e heranças) que em breve terá a sua alíquota aumentada, e também do imposto de grandes fortunas que já é projeto do governo federal para o próximo ano e que atingirá apenas pessoas físicas.

Somos uma empresa especializada em criação deste tipo de sociedade, contando com profissionais de alta qualificação e respeitabilidade no mercado, dando ao cliente todo o suporte necessário e total segurança em todo o processo.

Importância da Terceirização

Qual é a importância da terceirização para sua empresa?

O fracasso de muitas empresas se dá pelo fato das mesmas não desenvolverem uma contabilidade precisa, apropriada e atualizada. É muito importante, a contratação de um bom consultor contábil competente, capaz de gerenciar um sistema contábil-fiscal adequado e manter registros e controles eficientes.
Controlar o fluxo de organização, entender a origem dos custos e receitas, mantendo a organização em dia com a legislação fisco-tributária, o bom assessor contábil deve contribuir para que o empresário entenda o que vem ocorrendo na empresa. Com essas ações, o possível fracasso pode ser substituído pelo sucesso.

A assessoria contábil tem ampla visão de mercado, trabalhando com diversas empresas, fazendo constantes atualizações em muitos segmentos. A grande experiência administrativa, fiscal e contábil adquirida contribui significativamente para uma eficiente prestação de serviços.
A justificativa para a terceirização deve-se à expectativa de conseguir uma redução de custos e ganho em qualidade e produtividade, esses serviços prestados pelo nosso setor contábil podem estar fora da especialidade da sua empresa. Assim, a sua organização poderá dedicar integralmente ao seu próprio negócio.

Consultoria Administrativa

A importância de uma consultoria administrativa

Na gestão atual das empresas, o empresário deve focar suas ações no crescimento das vendas e na redução de custos. O consultor externo, com experiência adquirida no mercado através de diversos segmentos, muitas vezes encontra saídas para os problemas de gestão que o administrador interno não consegue perceber.

Nossa experiência na área de Gestão Empresarial, nos faz conhecedores da reestruturação administrativa, redução de custos e otimização dos resultados.

Microempresário ou de pequeno porte, sua empresa elabora os demonstrativos contábeis?

No Brasil devido ao número de exigências fiscais as micros e pequenas empresas precisam possuir algum tipo de controle fiscal, para isso milhões de empresários contratam escritórios de contabilidade para prestarem serviços, logo que, implantar um departamento contábil na microempresa é extremamente caro e complexo, portanto, a solução vem na terceirização dos serviços.

Muitos escritórios de contabilidade possuem contratos de prestação de Serviços de apurações fiscais e apuração de folha de pagamento, são poucos os que oferecem os Serviços de escrituração contábil, às vezes o escritório até oferece, mas o empresário não esta disposto a pagar, logo que, este serviço aumenta o valor do contrato porque aumenta os serviços.

A escrituração contábil para elaboração do Balanço patrimonial e da demonstração de resultado do exercício exige o controle e a escrituração de todas as informações fiscais, financeiras, trabalhistas e patrimoniais da empresa, porém pouco se fala nos benefícios que demonstrativos contábeis qualitativos podem trazer aos empresários, como habilitação em concorrências públicas para licitações, maiores ofertas de crédito financeiro no mercado, juros mais baratos, distribuição de lucro isenta, controle do patrimônio dos sócios, bases para avaliação da empresa caso seja negociada sua venda, etc

Ainda mais agora em que a contabilidade esta passando por mudanças importantíssimas com o CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) a ordem agora é de se ofertar os Serviços contábeis completos para todos os empresários, até mesmo porque o conselho da classe (CRC – Conselho Regional de Contabilidade) esta fiscalizando escritórios para verificar se os contabilistas estão elaborando os demonstrativos contábeis de seus clientes ou não.

Mas os escritórios de contabilidade estão passando por alguns problemas para conseguir cumprir com as exigências, como exemplo, muitos empresários não possuem os devidos controles internos necessários para que a documentação possa ser escriturada corretamente, cito como exemplos: anotações em papeis de pão, falta de controle do caixa da empresa, falta de comprovante de pagamento, extratos bancários enviados pela metade, ocultação de saldos de aplicações financeiras, despesas em nome de sócios pagas pelas empresas, etc

Para esses casos a orientação é de que se efetue a escrituração com base na documentação hábil apresentada pelo cliente, mas isso acaba gerando em cascata lançamentos de ajustes, única e exclusivamente por causa da falta de controle interno do próprio cliente e no final o demonstrativo contábil apurado não será digno de fé pública, não será um demonstrativo contábil qualitativo e nenhum benefício poderá se aproveitar dele.

Com os avanços tecnológicos muitos escritórios já vivem em outra realidade, quando o empresário for organizado, este até pode auxiliar na escrituração contábil enviando ao contabilista planilhas em Excel e ou relatórios financeiros com descrições, datas de pagamentos e recebimentos e valores das operações, esses arquivos digitais podem ser aproveitados em vários sistemas de contabilidade e já integrados em sua escrituração, dessa forma, existem benefícios para os clientes que possuem melhores controles internos, como, agilidade na elaboração dos demonstrativos contábeis e até mesmo descontos na prestação de Serviços contábeis, logo que, quando o cliente já oferece a escrituração financeira pronta, se ganha tempo de trabalho e isso pode ser recompensado com descontos nos valores contratados. Converse com seu contador, veja se o sistema dele oferece essa possibilidade.

A Germânica juntamente com sua equipe de profissionais elabora as demonstrações contábeis de seus clientes de acordo com as novos métodos e critérios de escrituração contábil vigentes no Brasil preceituados pela lei 11.638/07. Saiba mais entrando em contato com um de nossos consultores.

7 erros que podem fazer sua empresa Naufragar

Estar atento às mudanças de mercado, concorrentes, aos desejos dos clientes e às contas da empresa são itens que devem ser observados constantemente por donos e gestores de empresas.

 

Algumas situações são imprevisíveis, porém, outras podem ser identificadas afim de que determinadas ações sejam tomadas antes de que a situação fique crítica.

 

Abaixo seguem 7 itens que podem fazer com que sua empresa naufrague:

 

1° Não estar atento aos desejos dos clientes – ao se criar um produto ou serviço novo, muitos empresários tomam como base o próprio desejo ou o que “parece ser mais vantajoso para a empresa”. Este é um erro,  ainda mais nos dias de hoje onde o cliente é o chefe e compra o que mais atente às suas necessidades.  Então, antes de criar um produto, “olhe a partir da perspectiva do comprador”.

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Como mudar de MEI para Micro Empresa? A mudança é automática?

Ao estourar o limite de R$ 60 mil por ano, o MEI passará à condição de microempresa, fique atento.

A mudança de MEI (Micro empreendedor Individual) para ME (Micro Empresa), pode acontecer por solicitação do próprio empresário ou através de uma notificação, caso o faturamento da empresa seja superior a 20% de R$60.000,00 por ano.

 

Apesar de  se receber notificação apenas quando o MEI ultrapassar a casa dos R$72.000,00,  o empresário deverá pagar impostos extras (DAS) pela quantidade excedente de faturamento.

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